O VITRAL E O PAINEL DO SANTUÁRIO DO CORAÇÃO DE
JESUS
Uma explicação a respeito do Vitral do Coração de
Jesus.
O vitral foi removido do centro da abside porque precisa ser recuperado
e não dava para restaurar sem retira-lo da parede.
O vitral está bastante deteriorado: tem muita ferrugem e muita sujeira
acumulada e estratificada.
A parte central foi danificada, há bastante tempo, e foi feito um
remendo com material diferente que não combina com o restante da obra de arte.
Quem pintou o painel anterior ficou de vir terminar a pintura e
recuperar o vitral... Não deu certo e aí pensei outra solução...
Tudo indica que agora encontramos um artista que possa vir aqui,
recupera-lo e devolve-lo ao esplendor original. Logo que ele puder, estará
começando o restauro.
Uma vez recuperado, estou pensando de coloca-lo em destaque na parede
acima da porta da sacristia com iluminação própria para deixa-lo em evidência.
Claro que não podia deixar o buraco, aberto pela retirada do vitral, no
centro da abside e pensei que a melhor forma de evitar a entrada de chuva, era
uma paredinha de alvenaria, com uma massa fraca, para que fosse fácil de
remover o dia que precisar... e pensei num painel cobrindo a parede toda da
abside.
Quanto ao painel central acredito que a mensagem visual é captada
de imediato por quem entra no Santuário: o Coração de Jesus abençoa a cidade de
Mossoró.
O fiel que entra para rezar, adorar o Santíssimo Sacramento ou para
encontrar um oásis de silêncio poderá “LER” o painel mais ou menos assim:
No painel da abside Terra e Céu se fundem harmoniosamente, mas há
uma proporção preponderante do Céu e o tamanho gigantesco do Coração de Jesus
parece chamar a atenção para as realidades espirituais. A realidade terrena
pode até parecer estranha, desatenta e desinteressada aos apelos e valores
celestiais. Mas, no meio dos prédios desfocados, por um efeito intencional,
surgem, quase sufocadas pelo cimento armado, duas igrejas, a Catedral de Santa
Luzia e o Santuário do Coração de Jesus, como a dizer que só os olhos da fé e
da religião colocam as coisas no foco correto e permitem ver claramente o
sentido das coisas, do tempo e do humano agir. Por isso delas se departem uns
raios luminosos direcionados para o céu. As igrejas são ainda os referencias
principais para a vida humana, que encontra no amor divino a razão do seu
existir.
O altar fica situado entre o céu e a terra, mediação da Nova Aliança
entre DEUS e a humanidade. Porém a parte superior do Altar Mor, especialmente a
Cruz, penetra no céu, acima da linha do horizonte, como a lembrar que a morte
do CRISTO é que nos abriu o acesso ao Céu.
A própria cor do céu, salpicada de nuvens avermelhadas, combina com a
cor do Coração de Jesus e com o sangue redentor. Um detalhe ainda que não passa
despercebido: a figura do Coração de Jesus fica propositalmente esmaecida,
evanescente, como uma marca d’água, para lembrar que a sua presença não é
invasiva ou imposta, mas discreta, delicada e pertencente ao âmbito da fé e à
esfera dos mistérios divinos!
padre
Walter Collini.
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