quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Curiosidades sobre o Vaticano


Para onde vai o Papa Bento XVI após a renúncia?
De acordo com o Vaticano, depois do dia 28 de fevereiro, Bento XVI seguirá para a residência papal de verão a cerca de 30 quilômetros ao sul de Roma. Depois, ele ficará no mosteiro Mater Ecclesiae, localizado no Vaticano. O porta-voz do Vaticano disse não acreditar que Bento XVI irá viver recluso, e afirmou que o atual Papa não terá nenhuma função na administração da Igreja nem irá influenciar na escolha do novo pontífice. Em discurso após o anúncio, o Papa indicou que pode ficar em isolamento, longe dos olhares públicos.
Como chamar o Papa Bento XVI depois da renúncia?
Joseph Ratzinger é o verdadeiro nome do Papa Bento XVI, mas, segundo o porta voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, o atual papa continuará sendo chamado de Bento XVI mesmo após a renúncia. 'Penso poder reiterar que Bento XVI é um título ao qual não se pode renunciar, é o seu nome como papa, que levou para toda a Igreja e para todo o mundo oficialmente, por oito anos. Então certamente nós continuaremos a poder dizer que é Bento XVI. Isto não vai mudar', disse o porta voz.
Como o papa escolhe o seu nome?
Após ser eleito, o novo papa escolhe o nome que quiser para ser chamado durante seu pontificado.  Muitos papas têm homenageado apóstolos de Jesus, usando nomes como João ou Paulo, ou junções, como João Paulo. Na Antiguidade e na Idade Média, os papas costumavam usar seu nome de batismo, entre eles Leão, Pio e Silvestre. Isso abriu espaço para uma segunda linha de homenagens, com os novos eleitos escolhendo nomes de antigos papas que tiveram um bom pontificado. A escolha de um nome especial para o papa segue uma tradição iniciada por Jesus. Ao indicar o primeiro papa, ele mudou o nome do pescador Simão para Pedro, dizendo que ele seria a pedra sobre a qual se ergueria a Igreja. 
O papa vai ganhar salário após a renúncia?
O papa Bento XVI receberá uma aposentadoria mensal no valor de 2.500 euros, que é equivalente a R$ 6.550.

Quantos papas já renunciaram?Bento XVI é o quarto Papa a renunciar ao cargo. Antes dele, o Papa Ponticiano deixou a liderança da Igreja Católica no ano de 235. Depois vieram Celestino V, em 1294 e Gregório XII, em 1415.
Fonte: Radio Globo

0 comentários:

Postar um comentário